• Especialização Interdisciplinar em Direito Constitucional e Questão Agroambiental
  • 41
  • Período de inscrição encerrado.
Informações

Inscrições - Especialização Interdisciplinar em Direito Constitucional e Questão Agroambiental

esp_dcqa2

O NDH oferecerá para o primeiro semestre de 2020 o curso de Especialização Interdisciplinar em Direito Constitucional e Questão Agroambiental.

  

Dados do Curso:

  1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

1.1. Nome do Curso: Curso de Especialização Interdisciplinar em Direito Constitucional e Questão Agroambiental

1.2. Regional de Goiânia

1.3. Unidade Acadêmica: Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos da UFG

1.4. Coordenadora: Profª Drª Vilma de Fátima Machado

1.5. Sub-Coordenador: Prof. Dr. Ricardo Barbosa de Lima

1.6. Secretária responsável pelo curso: Jéssica Araújo Conte

1.7 Email: esp.dcqa@gmail.com

 

  1. OBJETIVOS DO CURSO

Objetivo geral:

Qualificar profissionais de todas as áreas e interessados na pesquisa acadêmica, com foco em Direito Constitucional, Direitos Humanos e Questão Agroambiental, buscando  a  formação  teórica  e  crítica  em  nível  de  pós-graduação  dirigida  ao aperfeiçoamento  profissional  e  amadurecimento acadêmico a partir de uma abordagem inter e multidisciplinar das condições de existência dos direitos humanos, de sua exigência teórica e de suas implicações político-institucionais.

Objetivos específicos:

1) Propiciar aos profissionais de todas as áreas e aspirantes às carreiras acadêmicas uma formação avançada em direitos humanos a partir de temas e problemas atuais referentes ao Direito Constitucional, Direitos Humanos e Questão Agroambiental, explorados a partir da abordagem histórica, política e jurídica.

2) Estabelecer condições teóricas de elaboração do quadro formativo dos direitos humanos a partir da sua construção histórica, da complexidade dos valores políticos envolvidos, das deficiências institucionais, da avaliação e das perspectivas das políticas públicas que influenciam nas questões referentes ao Direito Constitucional, Direitos Humanos e Questão Agroambiental;

3) Confrontar a formação política moderna e seu desenvolvimento histórico-conceitual com a complexidade necessária à avaliação crítica do atual momento histórico de enfraquecimento das garantias constitucionais e seu impacto para as questões agroambientais e os direitos e garantias individuais e coletivas.

4) Auxiliar na elaboração teórica e no amadurecimento de projetos de pesquisas em direitos humanos em nível de pós-graduação stricto sensu.

 

  1. METODOLOGIA

O curso será realizado por meio de aulas presenciais dialogadas (80%), baseada em análise de textos, discussão de casos concretos e problemas, seminários, contando também com uso de recursos motivacionais, tais como obras de arte e técnicas de ensino alternativas. Pesquisas, debates, apresentações de trabalhos por alunos serão também desenvolvidos. Haverá também o desenvolvimento do trabalho pedagógico à distância (20%), com o uso da Plataforma Moodle, com a qual se desenvolverá fóruns de debate sobre temas, problemas e textos, com prescrição de atividades monitoradas. Além disso, serão viabilizadas Webconferências com participantes externos de reconhecido saber na área, para que sejam viabilizados alguns debates na disciplina referente a essas atividades.

 

  1. CARACTERIZAÇÃO DO CURSO

4.1. Clientela Alvo: Graduados em todas as áreas.

4.2. Carga Horária Total: 400 horas

4.3. Tipo de Ensino: Presencial

4.4. Período de Realização: 13/03/2020 a 13/10/2021     Nº de meses: 19

4.5. Turno: aulas quinzenais aos finais de semana, às sextas, das 18 às 22h; aos sábados, das 8 às 12h, e das 14 às 18h.

4.6. Número de Vagas: 60

4.7. Local onde as aulas serão ministradas: Centro de Aulas D, no Campus I, Rua 235, Setor Universitário.

4.8. Valores: 19 parcelas de R$ 330,00




Arquivos
TítuloArquivo 
Anexo I - formulário currículoAnexo I - formulário currículo.pdf
Anexo II - modelo de carta de intençãoAnexo II - modelo de carta de intenção.docx
Edital N° 002/2020Edital N° 0022020.pdf